segunda-feira, 1 de junho de 2009

Manual de Actividades - Ed. Física


Introdução

No âmbito da unidade curricular de Educação Física II, leccionada na Escola Superior de Educação de Lisboa, pelo professor Miguel Correia, foi-nos proposta a realização de um Manual de Educação Física, direccionado para o 1º Ciclo do Ensino Básico. Este manual deveria conter os módulos leccionados em aula durante o 2º semestre, são eles:
 Perícias e Manipulações;
 Deslocamentos e Equilíbrios;
 Ginástica;
 Jogos;
 Actividades Rítmicas Expressivas;
 Percursos da Natureza.
Para além destes pequenos módulos, o manual deve conter também algumas indicações gerais relativas à metodologia de ensino a utilizar em aula. O trabalho será elaborado em grupo, mas cada capítulo será realizado individualmente, sendo que o último capítulo (Percursos da Natureza), assim como as informações gerais do livro, irão ser produzidas em conjunto. O nosso grupo é composto por cinco elementos, sendo todos estes, alunos da Licenciatura em Educação Básica e pertencentes à turma D do primeiro ano. Os elementos do grupo são:
 Ana Filipa Vaz, n.º2008246;
 Joana Fernandes, n.º2008423;
 Joana Rocha, n.º2008409;
 Maria Silva, n.º2008350;
 Mª Teresa Brito, n.º2008346.
Este manual pretende ser como um guia de actividades, estudos e apoio ao professor na área de educação física, direccionada ao 1º
ciclo do Ensino Básico e ambiciona proporcionar actividades que possibilitem o total desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos. É também objectivo geral desta brochura cativar para a actividade física desde tenra idade e promover a saúde infantil e consequentemente a adulta.

Sem comentários: