terça-feira, 2 de junho de 2009

Enquadramento Teórico

No currículo escolar podem considerar-se cinco principais características da educação física, sendo elas:
 Proposta cultural de desenvolvimento;
 Compromisso social;
 Domínio de actividades físicas;
 Formação eclética;
 Inclusão do aluno.
Relativamente à proposta cultural de desenvolvimento, o aluno estabelece relações interpessoais através das quais apreende algumas noções ou regras da própria cultura em que está inserido. Estabelece-se um “Compromisso Social” entre a escola e os alunos, ou seja, a Educação Física está inserida num plano curricular e num programa específicos. A Educação Física permite o “Domínio de actividades físicas” que englobam: a realização de actividades psico-motoras e a mobilização integrada das qualidades físicas do sujeito (velocidade, resistência, flexibilidade, força, agilidade, ritmo) que permitem o desenvolvimento pleno e saudável das crianças. Esta unidade curricular permite também uma formação a nível eclético, isto é, as crianças podem realizar diferentes tipos de actividade física – jogos, ginástica, danças, exploração da natureza, jogos.

Programa de Educação Física
A educação física no 1º ciclo do ensino básico e muito importante, pois desenvolve o aluno a nível da motricidade, estimula as capacidades e aperfeiçoa as aptidões.O programa apresenta várias actividades para os alunos entre o 1º e o 4º ano, tendo o seguinte objectivo: os alunos adquirirem, no final de cada ano lectivo, as competências motoras desejadas. As actividades propostas permitem aos alunos, no final de cada ciclo cumprir os objectivos gerais que estão ligados ao nível da motricidade, flexibilidade, velocidade, força e resistência. E os objectivos específicos que, dizem respeito, aos diferentes blocos apresentados (perícias e manipulações, deslocamentos e equilíbrios, jogos, ginástica, actividades rítmicas e expressivas e percursos da natureza). O professor deve escolher as actividades que mais se adequam aos alunos para que estes posam alcançar os objectivos pretendidos.

Organização da Educação Física na escola
Para que o professor possa cumprir com os objectivos pretendidos e para que os alunos beneficiem da prática de actividade física é necessário que as aulas de educação física sejam regulares e sistemáticas. Devem ter um horário específico fazendo com que as crianças se habituem a cumprir horários e a levarem equipamento nesses dias. Convém que o professor juntamente com o conselho escolar decida o horário de modo a não interferir com os horários dos outros professores. Depois de feito o horário de é necessário, com a colaboração de todos os professores, fazer uma análise pormenorizada do programa escolar, fazer uma avaliação relativamente ao espaço adequado e avaliar as condições que a escola fornece para cumprir o programa.
As aulas de educação física devem realizar-se em três sessões semanais ou, no mínimo, duas vezes por semana. O tempo que as crianças devem estar numa aula de educação física deve ser de trinta a quarenta minutos no máximo, pois diminui a probabilidade de uma prematura fadiga e também é mais proveitoso da parte da criança, conseguindo assimilar e aprender mais rápido os exercícios que lhes são propostos.

Planeamento em Educação Física
O professor procura planear as aulas e assim organizar o processo de ensino e aprendizagem, tendo como objectivo principal a preparação o percurso de desenvolvimento dos alunos. Assim o docente guia-se por algumas das seguintes directrizes:
 A selecção dos objectivos a alcançar em aula ou ao longo do ano lectivo é realizada tendo em conta o nível de desenvolvimento dos alunos;
 A preparação das aulas é feita tendo em conta o programa curricular da disciplina;
 Para que todos os alunos alcancem os objectivos definidos pelo professor, é necessário que o mesmo desenvolva/crie novas e diversas estratégias para realizar os diferentes exercícios;
 A avaliação das actividades é feita através da análise dos progressos/dificuldades das crianças. Deste modo, o professor pode reformular ou melhorar as aulas no sentido de contribuir para o desenvolvimento pleno e equilibrado dos alunos.
O planeamento das aulas tem que ser feito de acordo com o espaço e materiais disponíveis na escola onde a unidade curricular é leccionada, isto é, o docente não pode preparar uma sessão na qual as actividades envolvam o recurso a materiais não disponíveis no estabelecimento de ensino. Para que o processo de ensino e aprendizagem seja eficiente e cumpra os objectivos definidos é necessário que o docente tenha em atenção os seguintes períodos:
I. Início do ano lectivo - é necessário compreender qual o nível dos alunos, bem como rever algumas normas referentes ao exercício da aula e ainda fazer algumas revisões relativamente ao ano anterior;
II. Após as Férias de Natal - torna-se importante rever as matérias leccionadas antes da interrupção lectiva;
III. Após as Férias de Páscoa - torna-se importante rever as matérias leccionadas antes da interrupção lectiva;
IV. Final do ano lectivo - comparar os resultados obtidos pelos alunos nas diversas actividades, com os objectivos propostos no início do ano lectivo e fazer uma avaliação final dos progressos e desenvolvimento verificados nas capacidades psico-motoras dos alunos. Rever os conceitos leccionados e introduzir alguns conceitos/actividades a realizar no ano lectivo seguinte.
A avaliação deve ser constante no decorrer do ano lectivo, para que o professor possa ter várias informações referentes às performances dos alunos e deste modo retirar conclusões específicas em relação à aprendizagem das crianças. Assim é possível alterar/introduzir novas estratégias para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. As alturas que apresentam um melhor indicador dos progressos das crianças são: o início do ano lectivo, o final do 1º e 2º períodos e o final do ano lectivo.

A aula de Educação Física
Para que uma aula de Educação Física seja considerada uma “boa aula” é necessário que respeite os seguintes parâmetros:
 Ter muito tempo de prática sem ter tempos de espera;
 As actividades devem apresentar-se como desafios a serem superados pelos alunos no sentido de se despertar o interesse dos mesmos;
 Os exercícios devem respeitar as necessidades e possibilidades das crianças;
 A aula deve ser diversificada apresentando diversos tipos de exercícios;
 A aula deve ser prazerosa e divertida para os alunos mas deve conduzir a que as crianças procurem superar as suas dificuldades e aperfeiçoar as capacidades apreendidas.
Uma aula de Educação Física deve ser dividida em três partes específicas: uma parte inicial (5 - 10 minutos), na qual o professor prepara a turma para a aula e realiza o aquecimento necessário às actividades; uma parte principal (20 – 30 minutos) na qual se centra o processo ensino e aprendizagem e por fim uma parte final (5 – 10 minutos) na qual o docente conduz os alunos ao retorno à calma através de actividades mais simples e repousantes, e podem ainda h t t p : / / m i u d o s e m m o v i m e n t o . b l o g s p o t . c o m
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referir-se algumas noções sobre a aula seguinte de forma a despertar o interesse dos alunos. Nesta unidade curricular é possível aplicar diversas situações de aprendizagem que beneficiem o tempo de prática dos alunos, o exercício mais eficiente das habilidades motoras etc. Assim o professor pode:
o Dispor os alunos pelo espaço de forma aleatória mas equilibrada, para que todos realizem as actividades ao mesmo tempo;
o Organizar um circuito, para que a turma realize actividades diferentes num mesmo tempo (grupos de trabalho) ou em tempos diferentes (individualizado);
o Dispor os alunos por grupos, para que os membros dos grupos se ajudem mutuamente e realizem os mesmos exercícios sequencialmente ou ao mesmo tempo.

Organização da aula
A aula deve proporcionar uma boa introdução/explicação dos exercícios e actividades, um tempo máximo de prática, bem como a diversão, boa disposição e empenho dos alunos e professor. Aquando da explicação das actividades ou outras intervenções do professor, a turma deve estar disposta de forma a puder ver e ouvir o docente pelo que pode estar em semicírculo, em U, em xadrez etc. O docente só deve iniciar a sua exposição quando todos os alunos estiverem concentrados e em silêncio pelo que neste sentido pode criar jogos que conduzam à concentração como por exemplo o jogo das estátuas, do silêncio. Durante a explicação o professor deve: ser breve e falar claramente; detectar na linguagem corporal dos alunos sinais de confusão ou de compreensão; realizar demonstrações das habilidades a executar (demonstração pode ser realizada pelo professor ou por um aluno); certificar-se que todos os alunos compreendem as actividades antes de realizá-las; incutir nas crianças o espírito de igualdade e entre – ajuda nos diversos exercícios; falar sobre a exclusão dos alunos mais fracos referindo as consequências negativas para o bom desenvolvimento dos mesmos bem como para o ambiente da aula.
Quando se mostra necessário efectuar alguma correcção o docente deve: permitir que os alunos descubram por si mesmos o erro e que o corrijam (no caso de não ser um erro grave que possa por em perigo a integridade da criança); observar toda a turma e assistir primeiro os alunos que apresentem maiores dificuldades; ser crítico mas de uma forma serena e afectuosa e sem ferir as susceptibilidades das crianças; observar o ultrapassar das dificuldades e dar alguns conselhos para uma melhor performance; enaltecer as crianças que realizam bem as actividades e apoiar aquelas que apresentam maiores complicações na realização dos mesmos exercícios; não demorar demasiado tempo na correcção de erros para não diminuir o tempo de prática. No sentido de as crianças aperfeiçoarem as suas habilidades, a aula deve ser constituída por momentos de repetição de exercícios; introdução de novas variantes mais complexas; variações da realização das actividades, isto é, fazer actividades individuais, em grupo, em circuito. Cada actividade deve ser realizada tendo em conta a compreensão da actividade, coordenação global dos movimentos e de seguida a execução. No sentido de se assegurar a segurança no decorrer da aula, o professor deve estabelecer regras de comportamento bem como arranjar estratégias para arrumar e organizar o material necessário à sessão. Na formação de grupos o docente deve dar apenas alguns momentos para os alunos se organizarem de forma equilibrada e amistosa, caso queira evitar conflitos ou exclusão dos alunos mais fracos o docente deve organizar os grupos evitando assim a diminuição do tempo de prática.

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